Publicado por: Miscelânea | 16/11/2009

A Alemanha Oriental (RDA) no futebol

Dados da seleção da Alemanha Oriental

Por Ruan Segretti

Olá Blogueiros! Esse mês comemoramos 20 anos da queda do Muro de Berlin, a cortina de ferro que dividia o mundo entre socialistas e capitalistas, e comemorando a ocasião vou falar sobre a seleção de futebol da Alemanha Ocidental. É claro que eu poderia falar na incrível história esportiva da URSS, e seus grandes atletas , quem poderia esquecer do lendário Aranha-negra, Lev Ivanovich Yashin? Mas resolvi manter o foco  deste post apenas na Alemanha, afinal era onde ficava o muro, falarei sobre Yashin no prróximo.

A RDA participou de apenas uma copa, a de 74 (vencida pela sua irmã de muro), e ficou apenas em 5° lugar mas foi nessa copa que tivemos um dos jogos mais marcantes das copas do mundo, o jogo entre as duas Alemanhas, a Oriental venceu a peleja por 1×0 gol de Jürgen Sparwasser, que virou herói após o jogo. Porém existe um boato que a Alemanha Oriental (RFA) teria entregado o jogo para não cruzar com a Holanda, (liderada na época por nada mais nada menos que Johan Cruijff) é claaro que Fraanz Beckenbauer, principal jogaador daa RFA nega com veemência tal absurdo, fato é que a RDA foi pra a segunda fase e jogou exatamente contra a temida Holanda (na época chamada de países baixos) e perdeu por 2×0.

Escalação da RDA na copa de 74: 1 Croy, 2 Kurbjuweit, 3 Bransch, 4 Weise, 5 Fritsche, 6 Schnuphase, 7 Pommerenke, 8 Löwe, 9 Ducke, 10 Kreische, 11 Streich – esse foi o maior artilheiro da RDA, 12 Wätzlich, 13 Lauck, 14 Sparwasser, 15 Vogel, 16 Irmscher, 17 Hamann, 18 Kische, 19 Seguin, 20 Hoffmann, 21 Blochwitz, 22 Friese, Treinador: Buschner

Apesar de não ter lá muita sorte em copas do mundo a RDA se dava muito bem nas Olimpíadas pois levou para o lado direito do muro 4 medalhas, uma de ouro em 76, uma de prata em 80 e duas de bronze em 64 e 72.

Uma curiosidade interessante é que o atual capitão da seleção alemã e um ídolo nacional, Michael Ballack, nasceu e deu seus primeiros passos no futebol na Alemanha Oriental.

O último jogo da seleção Brasileira antes da copa do mundo de 1990 foi exatamente contra a seleção da Alemanha oriental o resultado foi 3×3, o goleiro da Alemanha se destacou no jogo com belas defesas.

5  meses depois o Muro foi derrubado e a Alemanha Oriental se juntou com a Ocidental.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: